terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mamografia



A mamografia é um exame de raio x feito por uma maquina chamada mamógrafo para a detecção de nódulos nas mamas. Um nódulo, é o crescimento de um tecido dentro do seio vindo posteriormente se transformar em câncer.



O primeiro passo é fazer o exame no mamógrafo regularmente, esse não é um exame caro, pois toda paciente atendida pelo SUS não paga nada pela realização da mamografia. Todos os convênios e seguros de saúde cobrem o custo do exame. 


Durante muito tempo  as campanhas de câncer de mama divulgavam a ideia de que o auto exame baseado na palpação das mamas com a pontas dos dedos era a melhor forma de detectar, mas muito estudo foi feito, a medicina evoluiu e hoje as regras são outras! Ele continua sendo importante, mas de forma secundária, essencial para a mulher conhecer o seu corpo. Entretanto ele não substitui a importância do exame clinico feito por um profissional da saúde.


Por essa razão as mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia regularmente,

reserve um tempo, pois uma mamografia dura de 15 a 30 minutos, é rápido e não dói muito, pode sim provocar em algumas mulheres dependendo da sensibilidade individual uma dor tolerável. Melhor sentir uma dor durante 15 minutos do que ter uma dor na consciência pelo resto da vida quando descobrir que está com câncer de mama por não ter feito o exame.



O câncer de mama é mais fácil de ser tratado quando diagnosticado antecipadamente. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será cura-lo. Se no momento do diagnostico o tumor estiver menos de 1 centímetro (estágio inicial) as chances de cura chegam a 95%.

Neste mês de outubro, declare seu amor por você mesma, faça o exame de mama.



Nenhum comentário:

Postar um comentário